Os Inventores do Primeiro Blog da Internet

Página inicial do Blogger da Pyra Labs em 3 de Novembro de 1999

 O cientista e pesquisador Brasileiro Claudio Pinhanez e o estudante americano Justin Hall, foram os precursores do formato Blog. O formato Blog é nada mais que um site de estilo de publicação pessoal, como um diário virtual, e não era relacionado a qualquer empresa. Bom, pelo menos essa era a intenção inicial.
As próprias redes sociais como o Facebook, Twitter e Google+, tem seus conteúdos baseados em formato de Blog. Você já "postou" no Facebook ou no Twitter? Aposto que sim.

Muitas pessoas se perguntam, mas qual a diferença de um site e um blog?

Um Blog, palavra que vem do termo “Weblog”, é na verdade um site, feito com as mesmas tecnologias, o que difere um site de um Blog é o "formato do seu conteúdo", você só conhece a diferença prestando atenção em seu conteúdo.

Um Blog é atualizado com maior frequência, tem seu conteúdo associado ao dia, hora e ano da publicação, e a quem publicou, seu conteúdo é classificado por tags e em alguns casos por categorias.

Um site tem seu conteúdo mais estático, é atualizado com menor frequência, não tem seu conteúdo associado há datas do mês e ano, ou quem publicou o conteúdo.

O Blog de Justin Hall foi criado em Janeiro de 1994, encontrava-se no endereço links.net e era mais um site pessoal onde Justin publicava tudo que vinha em sua mente sem preocupação com a data ou hora da publicação, mas já havia o intuito de indicar outros sites com conteúdo que ele gostava.

Blog do Justin feito em 23 de janeiro de 1994

 O Blog do Brasileiro Claudio Pinhanez publicado em Novembro de 1994 no Laboratório de Mídia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), onde Claudio trabalhava na época, é o primeiro a ser publicado em formato de diário virtual, e se chamava Open Diary (Diário Aberto). Suas postagens eram atreladas ao dia, hora e ano.


Blog do Brasileiro Cláudio Pinhanez em 1994

 Mas o americano não criou seu blog primeiro?

Sim é verdade, mas percebe-se uma diferença entre os Blogs de Claudio e Justin, ambos criados em 1994,  o Blog de Justin não mostrava informações de data ao final das postagens, ao contrario do Blog de Claudio. Isto é tão importante que o Analista de tendências do Google, John Mueller, disse no Twitter, que odeia quando os Blogs não mostram informações de data em suas postagens, e sugeriu ao Google uma penalidade para isto. Por isso, diríamos que o Brasileiro inventou a essência de um bom Blog ao inserir a hora e a data nas postagens.

O nome "Weblog" foi criado por Jorn Barger em 1997 em seu Blog Robotwinsdom.com.  Dois anos depois em 1999, outro blogueiro chamado Peter Merholz, sugeriu a abreviação para "Blog" em seu site pessoal.

Popularização


Blogger


A fase de crescimento dos sites pessoais, fez com que em 3 de Novembro de 1999, a empresa Pyra Labs criasse um dos sistemas mais populares do mundo, o Blogger, plataforma de Blogs comprada pelo Google em 2003. O Blogger é uma plataforma totalmente gratuita e feita para funcionar em perfeita sincronia com vários serviços da empresa Google.

WordPress


Impossível falar em Blogs sem falar em WordPress, a melhor plataforma para Blogs do mundo. Brilhantemente idealizado para a publicação pessoal, nasceu em 7 de Abril de 2003, evoluiu tanto com o passar dos anos que hoje é a plataforma de Blogs de grandes companhias como Ford, Samsung e Petrobras, e sites de grandes personalidades como o site oficial dos Rolling Stones, entre vários outros. Inovações surgem a todo momento no WordPress, que hoje é a quarta plataforma de E-commerce mais usada no mundo e usado em 24% de todos os sites na internet.

Wordpress em 20013
Site WordPress.org em 2003


Postar um comentário

Anúncios Google

ESN no Facebook

Seguidores