Como colocar estatísticas do Google Analytics no seu blogspot

Edhy 8 00:36

 
Google Analytcis

O Google Analytics é um serviço do Google para coletar dados de blogs e sites, é hoje o sistema mais usado pelos Webmasters do mundo todo para coletar dados como número de visitas, visitantes únicos (não monitora suas próprias visitas), duração das visitas, números de visitas por páginas, navegador usado pelo visitante, etc. O Google Analytics também coleta outro dado interessante, as palavras-chave que foram digitadas pelo visitante para chegar ao seu site, portanto uma poderosa ferramenta para os analistas de SEO.

Frequente Mudança


O Google muda frequentemente o layout de seus sites, isto confunde um pouco as pessoas que acessam os sites do Google depois de uma longa pausa, então eu preparei um tutorial de como colocar o Google Analytics no seu blog ou site com a versão 2013 do site, vamos lá.

Conta do Google Analytcis


Se você já tem um Gmail basta acessar o site do Google Analytics. Clique em fazer login como mostra na imagem abaixo em vermelho.

Inicio


Se você não tem um Gmail aconselho a fazer um, porque ele é um passaporte para todos os serviços do Google, você tem acesso a todos os serviços apenas com um Email.



Entre com sua senha do Gmail (a mesma que você usa para seu blog no blogger se tiver um) e na próxima página clique em Inscreva-se, como mostra a imagem abaixo.

Cadastro

Você vai cair na tela abaixo, com duas opções de monitoramento, eu recomendo usar a versão Classic Analytics, pois a versão Universal ainda é uma versão beta e a versão Classic é de bom tamanho para quem esta começando a usar a ferramenta.

Formulário
Digite o nome do site logo abaixo, como se escreve normalmente com espaços e tudo, e depois o URL  www.seusite.com.br/ ou www.seusite.blogspot.com.br para blogs na plataforma Blogger do Google.

Nome do site

Depois do Nome e URL, logo abaixo escolha uma categoria que melhor define seu site, e o fuso horário.

Depois dê um nome a sua conta que na Hierarquia de dados é o seu maior nível e pode conter vários Ids de acompanhamento e perfis, mas isto fica para um outro tutorial, clique em Obter ID de acompanhamento como mostra na imagem abaixo.

 Em Configurações do compartilhamento de dados é recomendado que deixe como esta para ajudar o Google a melhorar os seus serviços e ter mais sincronização com outros serviços como Google AdWords, e Google AdSense.

Configuração de conta

Vai abrir o Contrato de termos de serviços do Google Analytics, clique em Aceitar e pronto você já tem o ID de acompanhamento.

 

Agora é só colocar no blog e para isto é muito simples, abra outra aba do navegador e entre no seu blogspot, digite a senha se necessário e acesse seu blog e vá em Configurações, Outro como na imagem abaixo.

Colocando código no blog

Depois é só salvar e pronto.

Salvar

Estes passos são para quem nunca usou o Google Analytics, se você já tem algum site ou blog configurado e quer colocar outro, é só ir à aba Administrador e cliquar em +Nova conta e seguir os passos acima. Demora em media 24 horas para mostrar as estatísticas.

8 comentários

Oi.gostei de tutorial,vou colocar esse programa no meu blog,pois não tenho,só tenho o próprio do blog mesmo,e ele não diz muita coisa.
parabéns foi muito útil para mim. bjos

Que bom que gostou, o Analytcis é muito mais completo e é muito fácil colocar no blog como visto no tutorial, Obrigado.

muito bom seu blog parabens sucesso pra vc edson e claro se possivel me visite mais vezes vc é sempre bem vindo ao meu espaço

acesse

http://juniorcis.blogspot.com
http://junior-juniorcis.blogspot.com

grato pela atenção

junior

Obrigado, você também é bem vindo aqui, seu blog é muito bom e sempre que possível passo lá sim com certeza, abraço.

Eu já fiz de tudo e não consigo... só aparece que o acompanhamento não está instalado :/

Olá Kemmy, se você fez todos os passos corretamente eu acho que o problema seja do sistema blogger que não é perfeito e às vezes apresenta problemas, tente novamente, pode ser também que você esqueceu alguma coisa ou até mesmo um erro bastante comum que parece bobagem mas as pessoas (inclusive eu) esquecem de salvar tudo no final, abraço e espero que você consiga.

Muito bom Edson, bem explicado e produtivo para todos que tem blogs.

Abraço.

Obrigado, você é sempre bem vindo.

Postar um comentário

Anúncios Google

ESN no Facebook

Seguidores