Nokia vai usar Android sem os serviços do Google

Durante o Mobile World Congress que está sendo realizado na cidade de Barcelona na Espanha, a Nokia informou que seus novos aparelhos celulares Nokia X, Nokia X Plus e Nokia XL vão usar o sistema operacional Android do Google, mas com os serviços da Nokia e Microsoft substituindo os aplicativos nativos do sistema como Gmail, Google Maps e Google Play.

O serviço de mapas por exemplo, será substituído pelo serviço "Here" da Microsoft,  para compra de aplicativos será usado a Nokia Store e serviço de email será usado o Outlook.


Os Telefones Nokia X e Nokia X Plus tem tela de 4 polegadas enquanto o Nokia XL vem com tela de 5 polegadas e saem com a versão 4.4 do Android, nenhum dos três modelos tem 4G. “Ele tem o design da linha Lumia, com os aplicativos da Nokia e os serviços da Microsoft” disse o executivo-chefe, Stephen Elop.

Para aqueles que devem estar pensando "A Nokia pode fazer isto? o Android não é do Google? " A resposta é pode, pois o sistema Android foi feito sobre a plataforma Linux que é um sistema operacional de código livre "Open Sorce" e licenciado sob a licença GPL mas, na verdade o que poucos sabem é que o Android foi licenciado sob uma licensa mais aberta ainda que é a licensa BSD que permite estender a outras licensas livres.

Algumas informações também dizem haver partes do código que não são livres, por este motivo o sistema usado pela Nokia deverá ser bem diferente do original e ficará bastante descaracterizado.

Postar um comentário

Anúncios Google

ESN no Facebook

Seguidores