Gerenciar Pedidos no Woocommerce
Atualizações manuais e automáticas
A grande maioria dos métodos de pagamento no Woocommerce tem os estados dos pedidos atualizados automaticamente, porém alguns detalhes devem ser observados para não haver erros.
Em alguns momentos as ações manuais são necessárias, os Gateways de pagamento não cancelam o pedido, ele fica como "Falhou". Pois o cliente pode entrar em contato e pedir para mudar o método de pagamento e pagar depois, assim você pode mudar manualmente para "Processando (Pago)" e seguir com a entrega do produto.
Outro momento que deve ter o estado atualizado manualmente é na conclusão do pedido, pois o Woocommerce não tem nativamente integração total com os Correios e não sabe quando o pedido foi entregue, você precisa mudar o estado manualmente dentro do painel do Woocommerce para "Concluído".
Mas e se eu não fizer isso, não concluir o pedido?
Resposta: Isso pode causar alguns problemas, porque o E-mail de "Pedido Finalizado" que é preparado pelo sistema Woocommerce e enviado ao atualizar o pedido, não será enviado ao cliente, e ele não saberá a partir de qual data poderá exercer o direito a troca ou devolução do produto, direito seu previsto na lei de direito do consumidor.
Talvez o cliente tenha verificado pelo código de acompanhamento dos Correios que o pedido foi entregue. Mas não atualizar o pedido mostra falta de profissionalismo do vendedor.
Estados dos Pedidos
- Pagamento pendente: O pedido está registrado, mas o pagamento não foi recebido.
- Aguardando: O estoque é reduzido, mas o pagamento não foi efetuado ainda, você precisa confirmar o pagamento.
- Processando: O pedido é registrado, o pagamento é recebido e o produto está sendo embalado e enviado.
- Concluído: O pedido foi completamente processado, não há mais nada a fazer.
- Falhou: O pagamento foi recusado ou não passou.
- Cancelado: Você ou o cliente cancelou o pedido.
- Reembolsado: Você reembolsa o cliente.
Histórico do Pedido
O histórico do pedido é muito importante neste processo, pois ali (Veja na imagem abaixo) você sabe exatamente o que acontece, aconteceu nos estados dos pedidos, mesmo se isso for feito por outra pessoa.
Pode adicionar uma nota ao pedido e enviar esta nota para o cliente ou deixar como nota privada. Estas mudanças nos estados dos pedidos acontecem sempre ao "Atualizar" o pedido no botão azul.
A entrega do pedido deve ser feita apenas depois do pedido ficar como "Processando" mensagem na cor verde, ou depois de confirmar o depósito na sua conta. Para pagamento por Pix, depois de confirmado o pagamento junto ao banco, você mesmo pode mudar o estado do pedido para "Processando" e iniciar o processo de entrega.
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